CÉLULA EUCARIÓTICA
As
células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um
envoltório nuclear.
👉Possuem
um núcleo organizado.
👉São
mais complexas do que as células procariontes
👉Membrana
plasmática individualiza a célula, separando- a do meio;
👉Citoplasma
contém água, os nutrientes, as biomoléculas estruturais, as estruturas
supramoleculares (centríolos e ribossomos) e as organelas;
👉Núcleo
contém a maioria do genoma
👉Há
presença de um citoesqueleto, uma espécie de rede formada por vários
filamentos proteicos.
👉O
citoesqueleto garante a movimentação das vesículas com substâncias em seu
interior.
👉As
células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os
fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização
celular.
CÉLULA EUCARIÓTICA VEGETAL
CÉLULA EUCARIÓTICA ANIMAL
DIFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS
EUCARIÓTICAS: ANIMAL E VEGETAL
Fonte: elaboração BçoguêBio, 2020.
AS ALGAS
As
algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Elas podem ser
uni ou multicelulares (flamentosas), geralmente com parede celular contendo
celulose. Além disso, possuem cloroplastos, permitindo a realização de
fotossíntese (ou seja: são autotróficas) e também fornecendo cores
características, de acordo com os pigmentos presentes em seu interior, além da
clorofila.
CARACTERÍSTICAS
As
algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou
pluricelulares. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e
aquáticos de água doce ou salgada. Apesar de algumas delas se parecerem
com plantas, às algas não apresentam folhas, caules ou raízes. Assim, elas são
organismos bem mais simples do que as plantas.
REPRODUÇÃO
As algas podem se reproduzir de forma:
👉 Assexuada
👉
Sexuada
A
reprodução assexuada pode ocorrer das seguintes formas
👉Divisão
binária, em algas unicelulares
👉Fragmentação,
em algas filamentosas
Existem
ainda algumas algas multicelulares que produzem células flageladas, os
zoósporos, as quais se reproduzem por zoosporia.
O
filo Chrysophyta compreende as algas douradas ou crisofíceas e as diatomáceas,
as quais habitam ambientes de água doce ou salgada.
O
filo Dinophyta abrange os dinoflagelados, algas unicelulares dotadas de dois
flagelos . A maior parte dessas algas são de ambiente marinho e apenas poucas
espécies vivem em água doce. As algas dinoflageladas são responsáveis pelo fenômeno das marés algo natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce.
O filo
Euglenophyta é composto por algas unicelulares, autotróficas ou heterotróficas
e que apresentam dois flagelos. Nesse grupo existem cerca de 900 espécies. As
euglenófitas ocorrem em ambiente de água doce e rico em matéria orgânica.
Poucas espécies habitam o ambiente marinho.
TEXTO Por: Simone Silva. Acadêmica do Curso de Biologia - UESC-Polo de Ilhéus
O espermatozoide humano é:
Os espermatozoides são dotados:
1- Cabeça
2- Colo ou Peça intermediária
3- Cauda ou Flagelo
CABEÇA: A cabeça tem formato oval e é quase totalmente ocupada pelo núcleo, que é composto com os cromossomos paternos.
COLO: também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos.
Tipos de espermatozoides
Existem dois tipos de espermatozoides, ou seja, os portadores do cromossomo x (sexo feminino), e os portadores do cromossomo y (sexo masculino).
Produção dos espermatozoides
A produção dos espermatozoides ocorre através de um processo denominado espermatogênese, realizado nos testículos masculinos.
AUTORAS:
JULIANA SACRAMENTO
RENATA DA PAIXÃO
SILVANA ANDRADE
SIMONE SILVA
FONTES: BRASIL ESCOLA.COM/ TODA MATÉRIA. COM /EU QUERO BIOLOGIA.COM;
IMAGENS: GOOGLE e
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-um-espermatozoide/; https://br.pinterest.com/pin/368732288225360886/
POR: Juliana Sacramento e Renata da Paixão, graduandas em Licenciatura em Biologia - EaD UESC - Polo Ilhéus
ESPERMATOZOIDE
O espermatozoide humano é:
- Gameta sexual masculino ou a célula reprodutora masculina.
São células pequenas, móveis e de formato alongado.
Essas minúsculas e leves estruturas são somente vistas através de microscópios.
Esta célula contribui com o seu DNA
unindo-se com o DNA feminino (óvulo), para formar um zigoto com as cargas genéticas do pai e mãe.
Fonte: Pinterest
1- Cabeça
2- Colo ou Peça intermediária
3- Cauda ou Flagelo
Fonte: Superinteressante |
Na cabeça do espermatozoide existem duas regiões importantes: o núcleo e o acrossomo. O núcleo apresenta um aspecto achatado com as seguintes dimensões: 4,5 µm de comprimento, 3 µm de largura e 1µm de espessura. É responsável pela transmissão dos caracteres hereditários paternos, conservando apenas o verdadeiro material dos genes. O acrossomo é o topo da cabeça do espermatozoide, contendo milhares de enzimas que irão corroer a parede do óvulo no momento da fecundação. Essa estrutura é produzida pela organela Complexo de Golgi.
COLO: também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos.
CAUDA: também chamada de flagelo desenvolve-se a partir do centríolo e tem a função de impulsionar o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino. A cauda é composta de fibras densas formadas a partir do pescoço, região entre a cabeça e a peça intermediária. Com movimentos sinuosos, parecidos aos de uma cobra.
Os espermatozoides ficam mergulhados em um fluido produzido pelas glândulas seminais e pela próstata. Esse fluido é nutritivo para os espermatozoides e é expulso do corpo no momento da ejaculação. Uma vez no sistema reprodutor feminino, os espermatozoides conseguem fecundar um óvulo no período de 48 a 72h.
Nos mamíferos, a membrana plasmática dos espermatozoides possui proteínas chamadas de fertilizinas. É através dessas proteínas que o espermatozoide consegue se ligar às proteínas receptoras presentes na membrana do óvulo. Quando as proteínas dos dois gametas se associam, ocorre uma fusão entre elas que causa alteração na permeabilidade da membrana ovular aos íons Na+ e K+, promovendo despolarização de toda a superfície do óvulo. Essa alteração na superfície da membrana ovular impede a penetração de outros espermatozoides, garantindo que apenas um espermatozoide fecunde o óvulo.
Tipos de espermatozoides
Existem dois tipos de espermatozoides, ou seja, os portadores do cromossomo x (sexo feminino), e os portadores do cromossomo y (sexo masculino).
Sendo assim, se o óvulo for fecundado por um de cromossomo x, o resultado será uma menina. Do contrário, se fecundado por um de cromossomo y, será um menino.
Os cromossomos ditos anormais são os que causam problemas cromossômicos ou morfológicos. Problemas cromossômicos podem ser formados em erros que ocorrem na meiose, e, os problemas morfológicos são causados através de reações alérgicas diversas, como por exemplo, o raio-x e antiespermatogênicos.
Produção dos espermatozoides
A produção dos espermatozoides ocorre através de um processo denominado espermatogênese, realizado nos testículos masculinos.
A espermatogênese inicia-se na puberdade e prolonga-se por toda a vida do homem. Cada testículo é composto pelos túbulos seminíferos, constituído por epitélio seminífero, especializado na produção de espermatozoides. Após isso, os espermatozoides migram e ficam armazenados no epidídimo, onde completam a sua maturação. Cerca de 50 a 200 milhões de espermatozoides são liberados pelo pênis durante a ejaculação masculina.
- Auxiliar na reprodução.
- Carrega as informações genéticas de origem paterna.
A fecundação consiste no encontro do espermatozoide com o óvulo, originando o zigoto e após sucessivas divisões celulares resultará no embrião.
Porém, existem muitas barreiras até o espermatozoide atingir o óvulo, isso porque o interior do corpo feminino impõe dificuldades para a sobrevivência dos espermatozoides. Estima-se que apenas uma centena consegue chegar ao local de fecundação. Uma vez no corpo feminino, os espermatozoides podem sobreviver por até três dias.
- Os espermatozoides de outras espécies podem apresentar diferentes formas e tamanhos em relação aos do ser humano. Alguns deles são mais arredondados, mais compridos, e ainda têm aqueles que não possuem flagelo, por exemplo, os dos nematelmintos.
- Antes da descoberta da fecundação, os cientistas acreditavam que os espermatozoides carregavam seres humanos minúsculos, os quais seriam desenvolvidos no interior do corpo feminino.
- Todo o processo de produção e amadurecimento dos espermatozoides pode durar mais de 60 dias.
- 90% dos espermatozoides ejaculados têm defeitos, como cabeça dupla e várias caudas.
A LUTA PELA VIDA
(Relato de um espermatozoide)
Autora: Magali Aparecida Bulla Larentis
A jornada foi árdua
Pensei até em desistir
Eram muitos competidores
Na tuba uterina a subir.
Mas algo me atraía
Eu tinha que conseguir...
Lutei com todas as minhas forças
Para o óvulo atingir.
Ao chegar não hesitei
Fui entrando de uma vez
Eu perdi a minha cauda
Mas o milagre da vida se fez.
JULIANA SACRAMENTO
RENATA DA PAIXÃO
SILVANA ANDRADE
SIMONE SILVA
FONTES: BRASIL ESCOLA.COM/ TODA MATÉRIA. COM /EU QUERO BIOLOGIA.COM;
IMAGENS: GOOGLE e
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-um-espermatozoide/; https://br.pinterest.com/pin/368732288225360886/
POR: Juliana Sacramento e Renata da Paixão, graduandas em Licenciatura em Biologia - EaD UESC - Polo Ilhéus
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ResponderExcluirParabéns ao grupo. A alga representada pertence ao filo Euglenophyta, inclui representantes que possuem dois flagelos. Muito boa a interação, e o poema do espermatozoide mostrando de maneira lúdica o conteúdo proposto.
ResponderExcluirOraidia Santiago Alves
Olá, Oraidia! Que bom ter sua contribuição no nosso trabalho.
ExcluirE ainda participando da pergunta sobre as algas! Que continuemos a aprendendo...
O blog está muito organizado, visualmente também está bem bonito, chama atenção para as imagens das postagens e atrai o navegador para leitura.
ResponderExcluirA forma como iniciou falando da célula para depois abordar as células em específico ajuda bastante no entendimento, e as comparações também realizadas no final.
O conteúdo foi abordado de forma muito didática, parabéns.
Virgínia Santana da Silva
Olá, Virgínia! Muito enriquecedor receber contribuição dos leitores! Nosso agradecimento por suas colocações pertinentes e suas ponderações. Agradecemos! E que continuemos aprendendo.
Excluirobrigada virginia, é sempre bom receber o carinho do leitor. fico feliz por ter gostado do nosso blog, fique a vontade para das sugestões e volte sempre!
ExcluirInteressantíssimo e rico em informações sobre o conteudo. Além de didático é esteticamente atraente o que gera mais facilidade em entender esse tema!!!
ResponderExcluirnteressantíssimo e rico em informações sobre o conteudo. Além de didático, é esteticamente atraente o que gera mais facilidade em entender esse tema!!!
ResponderExcluirFlavia Souza dos Santos
Querida Flávia, agradecemos suas considerações e nos nos sentimos motivados por suas palavras de estímulos. Que continuemos aprendendo!!!
ExcluirBlog muito bem elaborado com bastante informações.
ResponderExcluirGostei
POLO: Ilhéus
Olá, Flávio! Que bom saber que atingimos o objetivo! Que continuemos aprendendo!
ExcluirBlog bem elaborado e conteúdo rico. Bastante didático e organizado. Gostei muito da estética. Excelente! Parabéns vocês são profissionais! Kalyle Barreto!
ResponderExcluirOlá, Kalyle! Agradecemos suas contribuições, suas observações e sobretudo, os elogios! Que continuemos aprendendo!
ExcluirA gametogênese é uma das areas q mais me interessam na biologia. A forma como os espermatozóides "lutam" para alcancar o ovócito, brigando com tantas adversidades, já que a temperatura, acidez e tantos outros fatores podem destruí-los é muito legal de estudar.
ResponderExcluirOlá, Rodrigo!
ExcluirMuito boa sua interação! Sua observação d interesse por essa área dentro da Biologia. De fato a gametogênese é fascinante! Ao mesmo tempo que nos inquieta e nos instiga em relação a sua finalidade, alcançar o ovócito e sua fecundação, nos remete a vida formada e inserida na sociedade. A luta continua. Continuamos a lutar por sobrevivência em meios as adversidades socioambientais, socioeconômicas, socioculturais, sociopolíticas. Agradecemos suas considerações!