A formação docente é, portanto,
desde os anos de 1990 um debate tão atual marcada pelas necessidades de
renovação pedagógica, o processo ensino e aprendizagem, as relações professor e
aluno, a profissionalização, as tendências e inovações influenciadas pelos
avanços das ciências e suas respectivas reformas no âmbito da Educação.
No que tange as necessidades
formativas essenciais para Formação de Professores de Ciências, compreendemos
que:
1- Romper com a visão simplista sobre o Ensino de Ciências;
2- Conhecer a matéria e o conteúdo a ser ensinado;
3- Questionar as ideias de senso comum;
4- Adquirir conhecimentos teóricos sobre as Ciências;
5- Saber analisar criticamente o modelo tradicional de ensino;
6- Saber preparar atividades significativas para os alunos;
7-Saber conduzir o processo ensino e aprendizagem dos alunos;
8- Saber avaliar o desenvolvimento dos alunos;
9- Elaborar aulas didáticas, inovadoras e lúdicas no ensino de Ciências
10- Adquirir Formação Complementar e Continuada constantemente (CARVALHO; GIL-PEREZ, 2011).
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