Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2020

CÉLULAS PROCARIÓTICAS


CÉLULA PROCARIÓTICA
As Células procariontes significam pro= primeiro e cario= núcleo, isso implica dizer que são identificadas pela falta do sistema de membranas, existindo apenas uma única, a então, membrana plasmática.
👉Principais Características:

     👉Estrutura mais simples
     👉 Não forma organismos pluricelulares
    👉Não apresenta núcleo organizado (há uma área nuclear chamada nucleóide).
  👉O material genético encontra-se difuso no citoplasma devido à ausência da membrana nuclear.
   👉Não apresenta nível de complexidade interna.
   👉Apresenta uma cápsula, que é uma cobertura externa para proteger a célula.
   👉 É composta por parede celular.
  👉Existem nessas células plasmídeos (moléculas duplas de DNA), que armazenam o material genético.
  Pode haver em células procariotas a presença de estruturas locomotoras, como flagelos e cílios.


Fonte: brasilescola.uol.com.br

As células procarióticas são muito menores que as células eucarióticas, não apresentam núcleo, e carecem de organelas. Os procariontes têm frequentemente apêndices (protusões) em sua superfície. Os flagelos e alguns pili são utilizados para locomoção, as fímbrias auxiliam a célula a aderir a superfícies, e os pili sexuais são utilizados para troca de DNA. A maioria das células procarióticas apresenta um único cromossomo circular. Elas também podem ter fragmentos menores de DNA circular, denominados plasmídeos.
As bactérias são classificadas como procariontes, juntamente com outro grupo de organismos unicelulares, as arqueas. Os procariontes são minúsculos, mas num sentido muito real, eles dominam a Terra.
Os fósseis mostram que os procariontes já estavam aqui na Terra com mais de 5 bilhões de anos atrás, e os cientistas acreditam que os ancestrais procarióticos deram origem a todas as formas de vida existentes na Terra. 
Estrutura celular de uma bactéria - Alunos Online

As bactérias são organismos unicelulares que, em geral, medem de 0,2 a 1,5 µm e podem viver isoladamente ou formando agrupamentos, habitando os mais diversos ambientes - da água do mar ao lodo de lagos, do solo ao interior dos seres vivos. A célula bacteriana é composta por membrana celular e citoplasma, onde, além do cromossomo bacteriano, são encontrados ribossomos e alguns plasmídios, fragmentos de cromossomos com genes que podem determinar maior resistência a fatores externos como antibióticos, por exemplo. 

Fonte: CARNEIRO, José; JUNQUEIRA, Luiz C. Biologia celular e molecular. Carneiro, J, Junqueira, 2012.


2 comentários:

  1. Muito interessantes os seres procariontes serem os povoadores do planeta desde o início da vida até os dias de hoje.


    Muito bom o blog. Fiquei curiosa a respeito da morfologia diferenciada dos espermatozoides

    Possuem uma cauda que tem um flagelo destinado a propulsionar o espermatozoide e a energia propulsora é obtida pelas mitocôndrias localizadas na peça intermediária. Na cabeça do espermatozoide distinguem-se duas porções importantes: o núcleo (que carrega o material genético) e o acrossomo (carrega enzimas que auxiliam na penetração do óvulo).
    https://diariodebiologia.com/2015/11/milhares-de-espermatozoides-liberados-na-ejaculacao-tem-defeitos-fisicos-graves-e-jamais-conseguiriam-fecundar-um-ovulo/

    Essa questão das mitocôndrias e das enzimas é bem interessante!

    Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir